sábado, 12 de setembro de 2015

Resenha: Morri para viver - Andressa Urach

SinopseAs confissões surpreendentes de uma das personalidades da mídia que se tornou conhecida no Brasil por suas polêmicas.
A insana obsessão por dinheiro e sucesso, a rotina no bordel onde construiu seu nome de guerra e os bastidores da vida de Andressa Urach. Está tudo descrito em Morri para viver, livro que narra a trajetória desta, que chegou a ser considerada uma das prostitutas mais caras e cobiçadas do Brasil.
Dos casos secretos com clientes milionários e famosos, empresários, cantores, jogadores de futebol, artistas, bandidos, religiosos; passando por seu vício em cirurgias plásticas (Andressa chegou a cogitar amputar os dedos, só por que não gostava do tamanho dos pés!), o livro narra a chocante e constrangedora vida que ela levou até a inacreditável experiência de quase morte no coma e a sua busca por redenção.


Resenha:

Sou viciado em reality shows, admito!, e o meu favorito deles sempre foi A Fazenda (me julguem). Apesar dos anônimos que os produtores insistem em colocar lá se passando por celebridades, esse ainda é um dos programas que mais consegue me prender em frente á televisão. E foi com a sua participação na temporada de 2013 que tomei conhecimento de quem era Andressa Urach, apesar de que até então não sabia ao certo em que ela trabalhava ou a que se dedicava.

Andressa nunca foi uma mulher admirável. Quando aparece na mídia, imediatamente podemos esperar alguma polêmica relacionada ao seu nome. Não é alguém que atua, canta, dança ou faça qualquer coisa que justifique a sua fama... Ela está ali somente como uma maquina de escândalos.
Na época em que esteve no hospital, muitas notícias foram feitas ao seu respeito e era praticamente impossível não acompanhar de alguma forma o andamento da sua luta contra o hidrogel, afinal aquilo era veiculado em praticamente todos os portais de notícias! No entanto a maior das surpresas veio quando soube que ela havia decidido deixar todas as polêmicas no passado para recomeçar uma nova vida, se convertendo na Igreja Universal.

Sinceramente não botei muita fé, para mim era só mais uma forma de ganhar atenção. E, mais por curiosidade do que por qualquer outra coisa, decidi comprar a sua biografia autorizada para tentar ver a versão dela dos fatos e, quem sabe, tentar entender um pouco das suas atitudes doidas. E consegui exatamente o que queria, pois depois desse livro algumas das minhas concepções mudaram.

Durante a leitura de “Morri para viver” mergulhamos em um mundo sujo, onde em nome de fama, beleza e dinheiro Andressa esteve disposta a tudo. Tudo mesmo.

"Eu virei uma deprimente máquina de fazer programas. No final de cada mês, enviava caixas e mais caixas de champanhe para a mulher das entidades, além de outros presentes e o pagamento do meu banho místico diário. Enquanto mergulhava nessa rotina devassa, deixei de ver meu filho crescer e me distanciei, ainda mais, da minha família." Página 131
.
É interessante, e triste, ver a forma como ela se submeteu ás diversas cirurgias, vendeu o corpo para centenas de homens quando o seu filho estava sem a mãe em casa, esqueceu da própria dignidade com o intuito de ser notada. Talvez uma das partes mais chocantes é quando ela afirma haver praticado zoofilia com o próprio cachorro. Como alguém pode chegar a esse ponto?

Eu recomendaria o livro para quem está à procura de um enredo de narrativa simples, porém com história forte. Não espere um clássico do José de Alencar e tampouco vá com muita sede ao pote, apenas leia sem muita reticência e talvez você até goste. Apesar de algumas cenas descritas não terem me passado muita verdade e feitas apenas para chocar, eu gostei de “Morri para viver”. Acredito na recuperação das pessoas e, sinceramente, acredito na volta por cima da Andressa Urach. É possível ver a mudança em suas atitudes e, para mim, isso é o que mais importa. De verdade espero que a transformação que ela tanto fez questão de mostrar em sua biografia seja verdade, e que a partir disso siga sendo a nova mulher descrita tantas vezes nas páginas do livro.

Não a conheço e tampouco a acompanho, passei a saber do seu histórico a partir do livro, no entanto torço pela vitória das pessoas e acredito em segundas chances. E, sim, torço para que esse recomeço seja verdadeiro.

NOTA: 4,5 / 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário