sexta-feira, 19 de junho de 2015

Resenha: A Casa dos Robots - James Patterson

SINOPSE: Eu sou o Sammy. Sou um miúdo igual a tantos outros... exceto num pormenor: vivo numa casa CHEIA de ROBOTS!!!
Por vezes até é divertido viver com robots: o SR. LIMPOPÓ mantém a nossa casa arrumada; o McBUSCA é o nosso cão-robot; o DRONE MALONE é um robot-helicóptero que faz os relatos do trânsito para uma estação de rádio; mas há muitos, muitos mais robots a viver cá em casa...
E agora a minha mãe criou o E (já vos contei que é a minha mãe a responsável por todas estas invenções?), um robot muito irritante que se julga meu irmão e vai atrás de mim para todo o lado. Até para as aulas! Se eu antes já não era o miúdo mais popular da escola, imaginem agora! NÃO SEI COMO SAIR DESTA!
Tens alguma ideia brilhante? Preciso mesmo de ajuda!

RESENHA:
Imagine viver em uma casa cheia de robôs, não apenas um ou dois, mas vários deles rodando por todos os cômodos; Cachorro robô, mordomo robô, jardineiro robô e tudooquevocêimaginar robô. Pois bem, essa é realidade de Sammy Hayes-Rodriguez, o filho de uma grande inventora e um famoso criador de mangás.


Sammy sempre esteve acostumado com isso, afinal teve os tais robôs rodando pela casa durante toda a vida, mas tudo muda quando sua mãe decide criar o robô superinteligente “E”, obrigando-o a levá-lo consigo para a escola. Desde então a vida social na escola que já era um desastre se torna ainda mais desastrosa! O robô “E”, que era para ser esperto, só trouxe problemas e mais problemas, transformando Sammy em um bom alvo de chacota entre os amigos da turma. No meio dessa confusão toda ele irá precisar descobrir uma forma de se adaptar, ainda que não concordando com a escolha da mãe. Um desafio e tanto para alguém que já não é nada popular na escola!

A história é interessante e divertida, tendo o seu toque de drama como em todos os livros infanto-juvenis do autor. Acho interessante essa forma inteligente que James Patterson sempre usa em suas obras para conseguir atingir os leitores menores, fazendo-os pensar um pouco nas coisas que são realmente importantes. Por trás da ideia aparentemente louca da mãe de Sammy havia um grande motivo para que o “E” fosse com ele para a escola todos os dias. Esse motivo só podemos ficar sabendo no final e, como sempre, é surpreendente!


“Quem me dera ser mais como a minha irmãzinha e não me preocupar tanto com as coisas. Dava quase tudo – incluindo os meus dois cromos autografados da equipa de futebol Notre Dame (tenho o Joe Montana e o Joe Theismann) – para ser mais como a Maddie. A sério. Dava mesmo.”  Página 116.

O que mais gostei em “A Casa dos Robots” foi a construção gradual da amizade entre Sammy e “E”. Quando li a última página, suspirei fundo e fiquei pensando em como seria ter um robô como ele aqui em casa. Quem sabe um dia, né? Não custa sonhar! Admito que não conseguiu superar a série “Escola”, do mesmo autor, afinal Rafe Khatchadorian está no meu coração e nada pode superar as aventuras dele, mas “A Casa dos Robots” é um ótimo passatempo para as pessoas de todas as idades.

Além disso, as ilustrações são mais um fator que enriquece ainda mais a obra, com desenhos muito bonitos e bem feitos, tornando muito fácil imaginar cada cena. Inclusive acho que o James podia lançar uma coleção desses robozinhos, eu compraria todos para colocar na estante! hahahaha

Por último preciso citar o trabalho da editora. Sou um grande fã do James Patterson e quando não encontro nada do autor nas editoras brasileiras, acabo me refugiando nos lançamentos portugueses. Para quem não sabe, lá o JP é publicado com muito mais frequência, tanto os seus livros infantis quanto os adultos policiais saem muito mais rapidamente em Portugal. Há alguns meses pedi para a Booksmile que lançassem “House of Robots” em português, pois queria muito ler esse livro e tinha certeza que nunca iria sair aqui no Brasil. Qual não foi a minha surpresa ao vê-los anunciando logo em seguida que “A Casa dos Robots” seria a próxima aposta da editora? Quase enlouqueci! Claro que comprei quando ainda estava na pré-venda e morri três vezes de ansiedade até ter o livro em minhas mãos!  Como sempre a Booksmile fez um ótimo trabalho com a obra e merece nota dez!

Se recomendo “A Casa dos Robots”? É claro que sim, pois!


(Se alguém da Booksmile ler essa resenha... Bem que vocês podiam lançar esse livro do autor, né? Seria ótimo!

8 comentários:

  1. Olá, Jhonatas! Tudo bem?

    Cara, que legal este livro totalmente ilustrado! Adorei!
    Acho incrível como os livros podem nos surpreender, hein?
    Nem sempre é um best-seller, mas consegue nos tirar suspiro por alguma cena que nos chama a atenção!
    Parabéns pela resenha! Curti! :)

    Jhonatas, está rolando sorteio no blog Irmãos Livreiros corre lá para participar. Ficarei muito feliz com sua participação! :)

    Forte abraço!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    Adorei o livro hahah, é sempre bom ler um livro mais leve para relaxar um pouco ^^
    Seu blog é maravilhoso, já estou seguindo, poderia retribuir?
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Oi Jhon!

    Sou muito fã do James Patterson! Não li nada desses livros mais juvenis, por falta de oportunidade mesmo.
    Adorei a resenha, o livro parece ser ótimo e adorei a diagramação.

    Beijos!

    Cintia
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. John!
    parece ser um livro mega ultra fofo!
    nao li nada a nao ser private do james patterson e tenho um outro livro dele aqui para ler, mas esse parece ser super legal hehehe
    nao sei como seria viver numa casa cheia desses robos gente do ceu heheheh
    tambem acho!!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não gosto muito do James então provavelmente não lerei o livro mas achei a história interessante e pra quem curte o genero deve ser muito bom. Curti a resenha!
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  6. Que amor <3
    Eu amei, preciso urgentemente desse livro, adorei conhecer ele !!

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Imagino como devem ser engraçadas as cenas dele com o robô, as confusões e até mesmo ele irritado haha e realmente, é bem legal como o autor soube abordar do assunto com suavidez, e dessa forma a criança consegue até se sentir mais próximo da obra. E robô andando pelo quarto? Não acho que esteja tão longe não, com a tecnologia como tá, daqui uns anos eles já tão assaltando a geladeira de madrugada hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nem nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já li uma obra desse autor para o meso público e gostei muito. Já quero ler esse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir