sábado, 6 de junho de 2015

Crítica para a peça teatral "Primeiro Sinal", com Lua Blanco e Igor Cosso



Ontem (05/06), em Juazeiro na Bahia, estreou a peça teatral “Primeiro Sinal”, dirigida por Ícaro Silva e com os atores Lua Blanco e Igor Cosso nos papéis principais. Claro que eu fui conferir e já posso adiantar que me surpreendi com a qualidade do texto.

A comédia romântica conta a história de Nina e Rael, dois melhores amigos que têm a ideia de ir ao teatro, mas infortunadamente encontram o espetáculo cancelado, então é a partir disso que o verdadeiro show começa!
Para não perder a ida, os dois decidem subir no palco e contam histórias das próprias vidas de forma hilária para um público imaginário, relembrando as aventuras que os melhores amigos passaram juntos (ou separados) com o decorrer dos anos. Abordando temas como paixões adolescentes, perda da virgindade, sentimentos que se confundem e laços que não se perdem com o tempo, “Primeiro Sinal” consegue entreter o espectador durante todo o decorrer da história.

Como disse no início, o texto foi o que mais surpreendeu. Revezando tiradas engraçadas e dramas que acontecem com todo adolescente, o autor conseguiu, de uma forma ou de outra, chegar a fundo nos sentimentos dos jovens, fazendo com que todos, sem dúvida, se identifiquem com os personagens em algum momento do espetáculo.


Talvez o ponto alto da peça foi, em minha opinião, o final. Claro que não vou entrar em detalhes, pois seria um grande spoiler, mas no momento em que eu estava certo de que a peça havia acabado, surge Lua Blanco do nada e surpreende a todos com um final incrível! Um outro grande detalhe que não poderia deixar de ser citado é o entrosamento natural entre os atores, algo que leva a entender que os dois realmente têm uma amizade fora do teatro. Juntos eles tomam o palco para si e fazem seus papéis com maestria. 

Antes de encerrar, só tenho uma ressalva a fazer e isso não está ligado ao elenco, texto ou direção. No final da peça é possível tirar fotos com os atores e dar uma palavrinha rápida com eles(coisa de dois segundos haha), legal, né? Nem tanto. A produtora, não sei o nome dela, mostrou-se muito nervosa e extremamente impaciente com os que ficaram para tirar as fotos, praticamente expulsando-os do teatro com o pretexto de que precisavam entregar o local o mais rápido possível. Entendo que tinham hora marcada, mas não era necessário, de forma nenhuma, tratar os espectadores de maneira tão rude e desrespeitosa. Fica a dica para as próximas apresentações! Por outro lado, Anna Kelly Meireles, a pessoa que trouxe o espetáculo para a cidade e responsável pela Cereja Produções, se mostrou sempre muito simpática e solicita com todos, um verdadeiro exemplo de como se deve tratar o espectador que investe seu dinheiro e tempo nas apostas que traz para a cidade. Deixo aqui os meus parabéns para ela e que sirva de exemplo, pois um cliente bem tratado e satisfeito  sempre volta. 
E por último, mas de forma nenhuma menos importante, parabenizo de forma especial Igor Cosso. Ao terminar o espetáculo, fiz uma pesquisa para saber quem era o autor do roteiro e qual não foi a minha surpresa ao descobrir que havia sido o próprio ator quem o escreveu? É muito difícil encontrar pessoas que atuam e escrevem ao mesmo tempo tão bem, e o Igor sem dúvidas conseguiu fazê-lo com perfeição. Então deixo um recado ao ator-autor: Se você chegar a ler isso em algum momento, quero pedir que continue escrevendo, necessito ler um livro seu ainda!


Então é isso, se você tiver a oportunidade de conhecer a maravilhosa história de Nina e Rael, não hesite e vá, garanto que não irá se arrepender. Só tome cuidado com a produtora, hein? Ela é bem esquentadinha.
Escrito por: Jhonatas Nilson.

15 comentários:

  1. Nossa, faz tanto tempo que não vou ao teatro.... Tem uns espetáculos que eu adoraria assistir, mas não estão em cartaz na minha cidade. Uma pena!
    Esse aí parece ser show, e confesso que fiquei curiosa em relação ao final. Pena que é pra lá de longe daqui onde moro. E que chato esse comportamento da produtora, né?! Uma atitude assim pode acabar prejudicando a obra. Quem é que gosta de ser mal tratado? Ninguém! Desafinou feio.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Oi Jhonatas.
    Primeiramente quero agradecer sua visita no meu blog. Fiquei muito feliz com ela.
    Não sou de frequentar teatro, posso contar as vezes que fui, mas se esse espetáculo chegar vim aqui em Minas vou querer prestigiar.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de ir ao teatro, mas essa peça parece ser bem legal !
    Beijos !
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oláa,
    Ahh como eu amo teatro!! Adoro ir em um e ver peças, o ruim é que na minha cidade isso não é muito frequente. Achei bem legal essa peça, e até veria se não morasse no fim do mundo :( Esses atores parece ter, realmente, uma "química", hahahah Amei, amei!!
    Seguindo o blog :D

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
  5. Nossa ,ainda não conhecia a peça ,mais perece ser muito boa !
    Amei o blog ,tudo perfeitoo!
    Já seguindo! BEIJÃO!
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que legal essa peça.
    Interessante o fato do próprio ator ter escrito o roteiro. É bem difícil de encontrar.
    Seguindo o blog.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    #MêsDosNamorados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
    Participe!

    ResponderExcluir
  7. Olá, obrigado pela sua visita e participação em meu blog!
    Quanto ao comentário, fico lisonjeado, volte sempre que possível ok...
    Abraço até +

    ResponderExcluir
  8. Acho que a última vez que fui ao teatro foi me 2001
    uma pena eu sei , pois existem muitas peças bacanas,
    que bom saber que você aprecia essa arte

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO 1 / SORTEIO 2

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de ir ao teatro e curioso essa é a primeira resenha de uma peça teatral que vejo em um blog hehe. Parabéns pela diversificação. Desde rebeldes que não vejo a atriz e gostaria de ver um outro trabalho dela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Jhonatas!!
    Gosto muito de teatro, e inclusive participei como atriz de algumas produções amadoras na minha adolescência, é um universo que me encanta. Adorei seu relato, e curti bastante a proposta do enredo: simples, original e de fácil identificação, fiquei com vontade de assistir.
    Beijos... Elis Culceag. * www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jhonatas!
    Não curto muito teatro. Prefiro mais cinema, mas parece ser uma peça legal, embora você tenha levantando alguns pontos chatinhos :)

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jhon!

    Não vou muito ao teatro, gostaria de ir mais. Nem sempre na minha cidade vem uma peça legal ou as vezes o ingresso e caro demais, prefiro gastar com livros. #soudessas

    Mais as poucas vezes que eu fui, me divertir horrores. Com a Heloisa, a Ingrid Guimaraes, Miguel Falabela...
    Mais essa parece ser legal, se vier pra minha cidade vou ver se consigo ir.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jhon! Adoro teatro, mas não vou muito porque minha cidade não ajuda hehehe Queria muito ver a peça, pena que está passando tãaao longe. Será que vem a Porto Alegre?

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Jhon!
    Nossa quanto tempo não vejo nada da Lua Blanco, embora eu esteja desatualizada de tv e tudo o mais.
    Gostaria de assistir. bjuu
    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nem sei quando foi a ultima vez que fui em um teatro, MDS que vergonha haha. Adoro a Lua Blando, ela é tão diva *--* seria incrível poder ver ela de pertinho em uma peça;
    Seguindo seu blog, muito sucesso !

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir